Alinhamento e balanceamento das rodas: o que é e por que fazer.

Quando levamos o carro para trocar os pneus , os mecânicos sempre nos perguntam se queremos fazer o alinhamento e balanceamento das rodas. Embora seja muito importante, algumas pessoas recusam e deixam o carro como está. Rodas desalinhadas e/ou desbalanceadas vão aumentar o desgaste, fazendo com que o dinheiro economizado ao não fazer o serviço seja repassado para um novo conjunto de pneus.

E, afinal, o que é alinhamento e balanceamento ? Quando passamos por buracos ou o pneu bate contra o meio-fio, as rodas podem ficar desalinhadas em relação ao volante. É fácil de perceber: se o carro está puxando para um lado quando o volante está reto, é porque está desalinhado, sendo necessário fazer o alinhamento para reajustar os ângulos das rodas para que todas fiquem paralelas entre si e no mesmo ângulo que o volante.

Em ambos os casos, essa falha fará com que um pneu se desgaste mais rapidamente. Uma roda desalinhada vai fazer com que as bordas dos pneus se desgastem mais. No caso de uma roda desbalanceada, ela irá trepidar e, pelo peso, o atrito será maior pelo esforço feito para conseguir girar. Além disso, podem surgir alterações na forma de dirigir, o que pode levar a acidentes.

O ideal é fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados, quando trocar os pneus, ou caso tenha passado por alguma situação que possa ter modificado a alteração na regulagem da geometria da suspensão. Descer e subir guias das calçadas, passar por buracos e valetas muito profundas ou estradas muito acidentadas, por exemplo. Então, se perceber que o carro está puxando para um lado ou vibrando demais, vá ao mecânico.

Se seu carro está com a manutenção em dia , com a suspensão e os amortecedores em bom estado , só será necessário fazer o alinhamento e balanceamento . Então, se algum mecânico falar que você tem que trocar alguma peça, fique de olho. Caso a roda tenha sofrido um impacto forte, pode ser necessário fazer a cambagem, ou seja, arrumar a inclinação da roda. No entanto, é um defeito difícil de acontecer.

Fonte: http://carros.ig.com.br/2016-07-15/alinhamento-balanceamento.html

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *