“Com o aumento da oferta de veículos elétricos e híbridos recarregáveis, o mercado da mobilidade está agora intimamente ligado ao da energia. Graças a uma oferta integrada e bastante completa, a Mobilize oferece soluções concretas aos clientes e contribui para o objetivo de zero carbono do Renault Group”, declarou Clotilde Delbos, CEO da Mobilize.
Serviços conectados para incentivar a adoção dos veículos elétricos
Certificado de Bateria: facilitar a venda dos veículos elétricos usados
A Mobilize está lançando o “Certificado de Bateria”, um aplicativo que permite que os proprietários de veículos eletrificados Renault e Dacia emitam um certificado sobre a capacidade energética restante de sua bateria, diretamente pelo smartphone ou na internet.
São vários os benefícios deste certificado:
Aumentar o valor residual e o preço de revenda dos veículos elétricos usados
Acelerar as vendas de veículos elétricos usados, tranquilizando o comprador em relação à capacidade da bateria
O aplicativo está disponível diretamente no MY Renault para clientes pessoa física e por meio do EASY CONNECT for Fleet para empresas, estando em breve disponível via MY Dacia para os clientes do Dacia Spring.
Os dados para o certificado são originados pelo sistema de gestão (Battery Management System – BMS) das baterias ou calculados a partir dos dados de rodagem e recarga. Com isso, é possível saber precisamente o estado de saúde da bateria (SOH – State Of Health), ou seja, a relação entre a capacidade atual e a capacidade inicial da bateria, expressa em porcentagem. Por exemplo, para uma bateria de 40 kWh, se o SOH é de 94%, significa que a capacidade residual é de 37,6 kWh.
O certificado está disponível para os modelos Renault ZOE E-TECH Electric, Renault Kangoo E-TECH Electric 33 kWh e Twingo E-TECH Electric. O serviço será estendido aos futuros veículos elétricos e híbridos recarregáveis da gama Renault, assim como aos veículos elétricos Dacia.
Mobilize Charge Pass: ter acesso a mais de 260.000 pontos de recarga na Europa
A fim de favorecer a adoção da mobilidade elétrica, a Mobilize está lançando o Mobilize Charge Pass, um serviço dedicado à recarga de veículos elétricos durante o uso.
A partir do aplicativo MY Renault, é possível localizar o eletroposto mais próximo com uma tomada disponível e compatível com seu veículo, visualizar preços e traçar uma rota para chegar ao local. Assim que o veículo é conectado, é possível iniciar uma sessão de recarga com o Mobilize Charge Pass, previamente associado a um meio de pagamento.
Com um único aplicativo, o Mobilize Charge Pass dá aceso a uma rede de mais de 260.000 pontos de recarga em 25 países da Europa.
O aplicativo está disponível na Alemanha e Espanha e será implantado em outros países nos próximos meses.
Mobilize Smart Charge: reduzir a conta de luz e carregar o veículo com uma energia mais verde
O aplicativo Mobilize Smart Charge permite que os proprietários de veículos elétricos Renault otimizem os custos da recarga do veículo em casa, reduzindo sua pegada de carbono graças a uma programação inteligente da recarga.
O aplicativo gerencia a recarga do veículo levando em conta os picos de produção e consumo de eletricidade. Para isso, o aplicativo interrompe a recarga quando o consumo de energia aumenta na rede e reinicia a recarga quando a energia disponível na rede elétrica supera a demanda. Assim, é possível integrar muito mais energias renováveis de forma indireta, contribuindo para manter o equilíbrio da rede elétrica.
O Mobilize Smart Charge calcula o programa de recarga ideal, levando em conta a capacidade da rede elétrica, disponibilidade de energias renováveis, preço da eletricidade e, logicamente, as preferências de recarga do usuário (nível de recarga desejado, horário de partida). Esta flexibilidade é valorizada pelo setor energético, pois os usuários podem economizar na conta de eletricidade e até mesmo ser recompensados por sua flexibilidade.
O aplicativo está disponível na França e na Holanda para os proprietários de Twingo E-TECH Electric e do ZOE E-TECH Elétrico*.
*Veículos elegíveis: ZOE fase 1 (produzido após novembro de 2019), ZOE fase 2 (produzido a partir de 29 de outubro de 2020) e todos os Twingo elétricos. Os veículos devem ser equipados com o sistema multimídia RLink ou EasyLink)
Soluções de armazenagem de energia baseadas nas baterias dos veículos elétricos, para promover o uso de energias renováveis.
Tendo em vista a transição energética, a Mobilize está instalando 15 MWh de capacidade de armazenagem para regular a diferença entre a produção e o consumo de energia, em tempo real.
A Mobilize segue com a implementação do projeto Advanced Battery Storage, o maior dispositivo de armazenagem estacionária de energia que utiliza baterias de veículos elétricos. O projeto tem como meta uma capacidade de 70 MWh na França e na Alemanha.
Depois de Douai (Norte da França) e Elverlingsen (Alemanha), a Mobilize está instalando uma capacidade de 15 MWh na planta da Re-Factory do Renault Group na cidade de Flins (região de Yvelines, França), por meio de 480 baterias novas do Renault ZOE. Estas baterias serão posteriormente substituídas por baterias usadas, que terão uma segunda vida em uma missão menos exigente em densidade de energia e potência, em comparação com sua primeira vida em uso no veículo. O projeto permite diminuir a pegada de carbono das baterias por meio do aumento da vida útil.
A fim de garantir um serviço contínuo junto a todos os consumidores, a produção e o consumo de energia devem estar sempre em perfeito equilíbrio na rede elétrica. Por meio do projeto Advanced Battery Storage, as baterias dos veículos elétricos armazenam a energia quando o consumo é insuficiente na rede, sendo devolvida instantaneamente em função da necessidade. O projeto permite que as baterias cumpram a função de sistema regulador, para equilibrar a rede na qual estão conectadas e favorecer um uso maior de energias renováveis.
O projeto Advanced Battery Storage confirma a posição da Mobilize como grande player na área de ecossistemas elétricos e energéticos inteligentes, trabalhando em parceria com o Banque des Territoires, o grupo japonês Mitsui Corp., o fundo de investimentos Demeter, por meio do Fundo de Modernização Ecológica dos Transportes, The Mobility House, Nidec e Fenecon.
A Mobilize e a betteries AMPS GmbH estão reutilizando baterias de veículos elétricos para oferecer uma solução de armazenagem de energia ecológica e econômica.
Para tornar a mobilidade elétrica realmente responsável e trabalhar por um futuro sem emissões de CO2, a Mobilize e a betteries AMPS GmbH firmaram uma parceria industrial para a produção de uma solução de armazenagem de energia facilmente transportável, modular, versátil e conectada, baseada em módulos de baterias de veículos elétricos. Ao dar às baterias uma “segunda vida” para armazenar e fornecer energia limpa e acessível, a Mobilize e a betteries apoiam a economia circular e reduzem a pegada de carbono das baterias.
O betterPack, principal elemento do sistema de armazenagem, pode ser empilhado em um betterGen – um carrinho com ondulador e carregador – para substituir os pequenos geradores movidos a combustível. O sistema oferece uma potência de 2 a 5 kW e uma capacidade de 2,3 a 9,2 kWh, podendo ser utilizado mesmo em local fechado, pois não emite gases de escape – ao contrário dos geradores tradicionais.
Sua grande facilidade de utilização e silêncio de funcionamento fazem dela uma solução ideal para as empresas de locação de equipamentos industriais, filmagens da indústria cinematográfica ou ainda canteiros de construção que buscam reduzir suas emissões de CO2. Os betterPack também oferecem soluções completas e integradas para veículos de três rodas (tuc-tucs) e até mesmo pequenos barcos elétricos. Graças ao peso reduzido (menos de 35 kg), o betterPack pode ser substituído manualmente para uso contínuo.
Diversos projetos-piloto estão sendo conduzidos a fim de oferecer produtos mais próximos das necessidades dos clientes, cujos feedbacks são integrados no projeto final. Além das soluções já consideradas, as equipes continuam trabalhando em busca de novas possibilidades de aplicação, como alimentação de pequenos sistemas de painéis solares fora da rede, o que pode ajudar a enfrentar a falta de energia e fornecer soluções de armazenagem de energia tanto verdes como silenciosas.
Graças ao uso das baterias de segunda vida, a solução proposta pela Mobilize e a betteries permite uma economia de 15 a 65% em comparação com as soluções tradicionais baseadas em geradores movidos a combustível.
Após o anúncio da parceria industrial entre a Mobilize e a betteries em junho de 2021, as equipes estão preparando atualmente o lançamento da produção em série na Re-Factory do Renault Group em Flins, na França, com previsão de comercialização até o fim de 2021.
Sobre a Mobilize
A Mobilize gerencia serviços de mobilidade, energia e dados. Ela faz parte do Renault Group. Criada em torno de ecossistemas abertos, a Mobilize fornece soluções de mobilidade flexíveis, promovendo uma transição energética sustentável, de acordo com o objetivo do Renault Group de atingir a neutralidade de carbono e sua ambição de desenvolver o valor da economia circular.
Fonte: Impressa Renault