A paixão pelo esporte nos tem movido há mais de 115 anos. Motivados pelo desafio, sempre aspiramos por algo novo. A competição tem sido parte de nossa história e cultura, dos tempos de Louis Renault aos dias atuais.
Os primeiros dias
Há muito tempo atrás, Louis Renault soube da importância de realizações esportivas no desenvolvimento da imagem de uma marca. Em 24 de dezembro de 1898, ele provou a superioridade de sua primeira grande inovação, a transmissão direct drive.
Seu Voiturette Tipo A foi o primeiro a subir a ladeira de Montmartre, ao longo da Rue Lepic.
Após este sucesso, a Renault assumiu um compromisso com a competição automotiva, passando a vencer uma série de grandes prêmios.
O Renault Tipo K, com o primeiro motor projetado pela Renault, ganhou fama na corrida Paris-Viena 1902. A 1ª Guerra Mundial suspendeu a competição automotiva na Europa. Mas a Renault não ficou longe do automobilismo por muito tempo. O diamante retornou à glória na década de 20, com seu impressionante Renault 40CV. Tendo vencido o Rally de Monte Carlo em 1925, ela encontrou fama batendo vários recordes de velocidade naquele tempo.
A chegada da Gordini
Em 1958, a Renault nomeou a construtora italiana Amédée Gordini a coordenadora da divisão de automobilismo. Nascera o lendário Renault 8 Gordini. Ele passou a se tornar um símbolo de sucesso de toda uma geração de pilotos.
Sua grande popularidade levou à criação da Copa Renault 8 Gordini em 1966: a série de corridas de uma só marca.
Em julho de 1970, o lançamento do Renault 12 Gordini levou ao “G Day”, um encontro de donos de Gordinis no Circuito Paul Ricard.
O espírito deste evento continua até hoje através da World Series by Renault. Ao mesmo tempo, foi lançada a Fórmula Renault com seus primeiros carros equipados com o motor Renault 12 Gordini. A França foi a anfitriã de seu primeiro campeonato Fórmula Renault em 1971.
Aquisição da Alpine
Em 1973, a Renault se tornou acionista majoritária da Alpine, um pequeno fabricante francês fundado por Jean Rédélé, com quem a marca teve ligações há muitos anos. 1973 provou ser um bom ano para a marca, quando o Alpine A110 “Berlinette” venceu o primeiro Campeonato de Rally Mundial.
19