Conheça a história do Renault Sandero

O Sandero é um automóvel hatch desenvolvido pela Renault do Brasil e a romena Dacia — uma subsidiária da Renault, visando especialmente os mercados em desenvolvimento do Leste Europeu e Latino-americano. O carro baseia-se na plataforma M0 (em seu lançamento na B0), a mesma utilizada pelo Clio III europeu e Renault Logan, e apesar de ser um hatchback, está posicionado em um segmento de mercado (e de preço) acima do Logan, modelo do qual deriva.

Sob diversos ângulos, pode-se notar que o Sandero tem um desenho claramente inspirado no do Clio III europeu. Ambos os carros também possuem dimensões externas bem semelhantes. Contudo, o Clio III é bem mais requintado em termos de acabamento, além de possuir mais equipamentos de conforto e segurança.

O Sandero brasileiro foi re-estilizado em 2011, recebendo uma frente inspirada no Clio III europeu. A versão Stepway também foi re-estilizada. A traseira recebeu leves modificações e ganhou letras ao estilo do Fluence. O interior recebeu acabamentos melhores e o modelo ganhou a opção de câmbio automático de quatro marchas. O modelo deverá inspirar uma futura re-estilização no Sandero europeu. Uma nova geração do Sandero já está a venda desde 2012 na Europa, e é vendida no Brasil sob a marca Renault, desde Julho de 2014.

 

Primeira geração

O Sandero foi desenvolvido no Technocentre da Renault próximo à Paris, França, em conjunto com os centros regionais de engenharia do Brasil e Romênia.Em 2007 ele fez sua primeira aparição durante o Salão do Automóvel de Frankfurt,[8] e fez sua estréia no mercado brasileiro, como um modelo da Renault, em dezembro de 2007, tornando-se o primeiro modelo da Renault a estrear fora da Europa. Em março de 2008, foi a vez do continente europeu receber o compacto como um modelo Dacia. Sua versão de produção foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Em fevereiro de 2009, foi a vez do continente africano receber o modelo, sendo lançado na África do Sul sob a marca Renault. Em Dezembro de 2009, foi a vez da Rússia. Além desses países ele também é fabricado Renault na Colômbia para alimentar o mercado interno e também era exportado para o Chile. Apesar de sua segunda geração ter sido lançada em 2012, o Sandero I foi lançado em 2015 no Irâ.

 

Facelift

Em Maio de 2011, a Renault lançou no Brasil a versão reestilizada do Sandero, que trazia para-choques redesenhados e o interior revisado.

Na Colômbia, a versão reestilizada do Renault Sandero e o Renault Stepway foram revelados no inicio de 2012, com algumas diferenças das outras versões vendidas, como, por exemplo, a localização das fechaduras e airbags para os passageiros

 

Segurança

Na vanguarda da segurança passiva, o Sandero foi projetado para atender aos requisitos da regulamentação européia. Dependendo do nível de equipamento, o Dacia Sandero vinha com mais de quatro airbags. Em termos de segurança passiva o Dacia Sandero era equipado na época com a última geração do sistema de ABS da Bosch, a Bosch 8.1 ABS, que possuía o sistema de EBD (Distribuição eletrônica de frenagem) e EBA (Assistente de frenagem emergencial) incorporado.

A Euro NCAP analisou o Dacia Sandero equipado com o nível básico de equipamentos de segurança, e também testou a versão com o nível máximo de equipamentos oferecidos, o “safety pack”, que é oferecido como opcional em alguns modelos e padrão em outros. O crash test da versão básica, que era equipado com cintos com limitador de carga e airbag duplo, pontuou 3 estrelas para adultos, 4 estrelas para crianças e 1 estrela para colisões com pedestres.

O modelo “safety pack” testado pela EuroNCAP era equipado com airbags duplos e laterais, cintos com pré-tensionadores, recebeu 31 pontos para ocupantes adultos, 38 para crianças e 6 para pedestres, esse resultado foi classificado com 4 de 5 estrelas para ocupantes adultos e crianças.

America latina

O Sandero vendido na América Latina foi testado, em 2012, pelo instituto Latin NCAP, que avalia a proteção aos ocupantes no caso de uma colisão. Os testes da NCAP classificam a segurança dos veículos com notas que vão de 0 a 5 estrelas. Os resultados com o Sandero latino sem airbags foram desanimadores, recebendo apenas 1 estrela na proteção para adultos e 2 estrelas na proteção para crianças. O modelo europeu com duplo airbags, testado pela Euro NCAP, em 2008, recebeu 3 estrelas na proteção para adultos e 4 estrelas na proteção para crianças.

Renault Sandero Stepway

Em outubro de 2008, menos de um ano após o lançamento do Sandero no Brasil, a Renault do Brasil apresentou uma nova versão do Sandero: o Stepway, a versão “aventureira”, da qual a Renault o tratou como um novo modelo. O carro tem um apelo off road, que são carros de passeio, com alguns apliques de plásticos e visual mais encorpado.

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Para diferenciar das demais versões, o carro ganhou para-choque dianteiro em formato de quebra-mato e traseiro mais envolventes, estribos e molduras laterais, protetor de cárter, faróis com “mascara negra”, rack de teto e rodas de 16 polegadas. Além disso ele possuía alguns adesivos com diferentes temas, sendo opcionais gratuitos, eram: Eletronick, Flower, GPS, Sport, Street e Tattoo.

 

Dacia Sandero Stepway

Além das mudanças estéticas, ele ganhou ainda algumas modificações mecânicas, para conseguir enfrentar melhor possíveis trechos e estradas mais “radicais”. A suspensão foi retrabalhada ficando com altura do solo de 185 mm, graças as molas e os amortecedores ficaram mais rígidos. As bitolas também ficaram maiores, dianteira de 1 504 mm (59,21 in) e traseira de 1 484 mm (58,43 in). Com isso, em comparação a versão normal, o Stepway ficou um pouco mais largo, de 1.746 mm para 1.751 mm.

A única opção de motorização ero o 1.6 k4m 16v, que gerava 112 cv (82,4 kW) no etanol e 110 cv (80,9 kW) na gasolina á 5750 rpm e 1,55 kgf-m (15,2 Nm) e 15,1 kgf-m (148 Nm) de torque á 3750 rpm. Esse motor era o mesmo oferecido nas versões Privilège e Nokia.

Na época de seu lançamento, ele tinha como objetivo fazer frente à concorrentes, como Citroën C3 XTR, Citroën C3 Aircross, Fiat Palio Weekeend, Ford Fiesta Trail, Volkswagen CrossFox e entre outros aventureiros urbanos.

 

Versões no Brasil da primeira geração:

 

Renault Sandero 1.6 GT Line 2013

Authentique 1.0 16V (2007—2014)

Expression 1.0 16V (2007—2014)

TechRun 1.0 16V (2013-2014)

Authentique 1.6 8V (2007-2010)

Expression 1.6 8V (2007-2014)

Privilège 1.6 8V (2007-2014)

Privilège MT 1.6 16V (2007-2010)

Nokia 1.6 16V (2008)

Stepway 1.6 16V (2008-2011)

Privilège AT 1.6 16V (2011-2014)

Stepway 1.6 8V (2011-2014)

Stepway AT 1.6 16V (2011-2014)

Vibe 1.6 8V (2009-2010)

GT Line 1.6 16V (2011)

GT Line 1.6 8V (2012-2014)

Stepway Rip Curl 1.6 16V (2012)

Stepway Tweed 1.6 16V (2013-2014)

 

Segunda Geração

A segunda geração do Sandero foi revelada pela Dacia durante o Paris Motor Show de 2012. Durante o evento a nova geração do Stepway também foi apresentada.

O hatch e sua versão mini crossover foram flagrados cobertos por camuflagens durante o ano de 2012, durante os meses de Junho, Julho, e Setembro, e pouco tempo depois a revista automotiva Auto Bild publicou uma projeção em CGI do que seria o novo Sandero o mesmo aconteceu com a Za Rulem. As fotos Oficiais do novo Sandero foram reveladas pela Dacia em 17 de Setembro de 2012, mostrando o design externo bastante similar ao do novo Logan e o painel inspirado no Dacia Lodgy.

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Produção e vendas

Na Romênia, o novo Sandero e Sandero Stepway estavam disponíveis para encomenda desde 01 de Outubro de 2012.  Ele também foi disponibilizado no Reino unido, onde ele se juntou ao Duster nas concessionarias em 2013, tornando-se o carro mais acessível no mercado.

Em Junho de 2014, o compacto foi lançado como o novo Renault Sandero no Brasil, onde também é produzido para exportação para toda América do Sul. As vendas na Rússia começaram em setembro de 2014, O Sandero é montado localmente pela panta da AvtoVAZ.

A atual geração do Sandero é produzida em Mioveni, Romênia (próximo a Pitesti) para mercados com volante no lado direito (RHD para right-hand drive) como Reino Unido, Irlanda, Chipre e África do Sul (sob o nome Renault Sandero), o modelo também é produzido na Argélia pela Renault Argélia desde o começo de 2016 apenas para o mercado interno, somente o modelo Stepway Extreme Edition.

 

Facelift

Em 2017 a Dacia resolveu revitalizar o visual do compacto. O primeiro facelift do novo Sandero o trouxe um visual mais sóbrio, a dianteira ganhou luzes de posição noturna e detalhes cromados na grade frontal e novos faróis. A traseira recebeu para-choques redesenhados para parecerem mais robustos e o interior das lanternas também foram retrabalhados.

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Segurança

Em 2013, a segunda geração do Dacia Sandero alcançou 4 estrelas de 5 na classificação geral da EuroNCAP para a versão básica. Um resultado melhor que o modelo básico da geração anterior, que alcançou apenas 3 estrelas.

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O carro recebeu a pontuação de 29 pts (80%) para ocupantes adultos, 39 pts (79%) para crianças, 21 pts (57%) para pedestres e 5 pts (55%) para “assistências de segurança”, esses resultados foram classificados como 5/5 estrelas para proteção de ocupantes adultos e crianças, e 4/5 estrelas para proteção de Pedestres e “assistências de segurança”.

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Sandero R.S. 2.0

Em junho de 2015,[50] foi lançado no brasil a versão esportiva do Sandero, a R.S., diferente a versão GT Line que apela para adesivos e outros artifícios para parecer esportivo, o R.S. foi todo retrabalhado pela Renault Sport (A divisão esportiva da Renault e também responsável pelo time da F1 da marca). Segundo a Renault foram mais de 120 mil horas de engenharia dedicadas ao bólido, cerca de 75 engenheiros dedicados a essa versão. Cerca de trinta protótipos rodaram mais de 250 mil km na Espanha, França, Suécia, Argentina e Brasil.

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Motor

O R.S. utiliza um motor 2.0L F4R 16v, motor conhecido por equipar a versão 2.0 do Duster e o Fluence GT no Brasil – mas que também está presente nos esportivos da Renault Sport, como os Clio III RS 172, 182, 197 e 200 e no Mégane III RS 275 Trophy. O motor quando abastecido com etanol gera 150 cv (110 kW) a 5.750 rpm (com corte de ignição a 6.200 rpm), e 20,9 kgf-m (205 Nm) de torque a 4.000 rpm. Quando abastecido com gasolina ele produz 145 cv (107 kW) a 5.750 rpm e 20,2 kgf-m (198 Nm) de torque a 4.000 rpm.

 

Transmissão

Além do motor ele também herdou a transmissão do Duster, a TL4 093. Um câmbio manual de 6 velocidades que possui todas as marchas sincronizadas (inclusive a ré), foi totalmente reescalonado.

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Versões no Brasil da segunda geração:

Authentique 1.0 16V (2007-2016)

Expression 1.0 16V (2007-2016)

Expression Easy’R 1.6 8V (2014- 2016)

Expression 1.6 8V (2007-2016)

Stepway 1.6 8V (2011-2016)

Dynamique 1.6 8V (2014-2016)

Stepway Easy’R 1.6 8V (2014- 2016)

R.S. 2.0 16V (2015-Atual)

Authentique 1.0 Sce 12V (2016-Atual)

Vibe”‘ 1.0 Sce 12V (2016-Atual)

Expression 1.0 12V (2016-Atual)

Expression 1.6 Sce 16V (2016-Atual)

Expression Easy’R 1.6 Sce 16V (2016-2017)

Dynamique 1.6 Sce 16V (2016-2017)

Dynamique Easy’R 1.6 Sce 16V (2016-2017)

Stepway 1.6 Sce 16V (2016-Atual)

Stepway Easy’R 1.6 Sce 16V (2016-Atual)

R.S. Racing Spirit 2.0 16V (2016-Atual);

Stepway Expression 1.6 Sce 16V (2017-Atual)

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