Conhecendo um pouco sobre as estradas de Minas Gerais

 

Não há jeito melhor de conhecer a fundo as estradas do que juntar a família e fazer uma viagem de carro, certo? Dessa forma, você aproveita todas as delícias do caminho e conhece mais sobre diversas culturas.

Pensando nisso, selecionamos alguns pontos característicos das estradas mineiras, bem como alguns cuidados que devem ser tomados ao longo do percurso.

Estrada Real (Trecho Original ao lado da rodovia MG-443)

Na época do Brasil Colônia, as principais estradas levavam o nome de Estrada Real. Nelas, eram feitas vistorias de todas as mercadorias transportadas e os responsáveis pagavam impostos pelos produtos para a coroa.

Esse caminho era sempre recomendado pelo governo da época, então, qualquer outra rota alternativa era chamada “descaminho” (nos dias de hoje isso é conhecido como contrabando).

BR-381 e seus restaurantes

Essa estrada é famosa por comportar 3 restaurantes formidáveis.

O Belleu’s Lanches

Localizado no km 156, São Gonçalo do Rio Abaixo, o estabelecimento atende ao público que gosta de experimentar lanches diferentes. Além disso, a especialidade da casa são os pães de queijo e risoles, que também atraem a clientela interessada em culinária de qualidade.

Grão da Terra

O restaurante mistura a culinária mineira com a libanesa apresentando um cardápio exclusivo e muito saboroso. Um dos destaques do lugar, é o premiado café Essência da Terra, processado artesanalmente.

O Gauchão

Situado no km 395, Bom Jesus do Amparo, tem como ponto forte a variedade de carnes e pratos desse tipo de culinária. Instalado em um posto de gasolina, o estabelecimento serve o melhor pão com linguiça da região.

Vaquinha – Rodovia Fernão Dias

No km 769, em Campanha, existe uma casa de queijos toda pintada de branco com manchas pretas, que faz lembrar uma vaquinha.

Mas não é só isso: os donos do lugar recebem seus clientes com um cafezinho, como se fossem visitas, e a variedade de doces e queijos faz o gosto de qualquer um! Vale a pena a visita.

Saída para Rio de Janeiro

A BR-040 é uma estrada bem famosa para quem vai de Minas Gerais para o Rio de Janeiro. Em períodos de férias e feriados prolongados, a movimentação de veículos é alta, o que acaba danificando o asfalto, gerando buracos e deteriorando carros.

Além desses problemas na pista, o que mais preocupa nessa estrada são os acidentes que, às vezes, são fatais envolvendo caminhões e carros menores. É preciso ficar atento e ter cautela ao percorrê-la.

Trechos com mais acidentes

Existem trechos bem perigosos em Minas Gerais, nos quais acidentes são ocasionados principalmente por alta velocidade e condução imprópria do motorista. Um exemplo disso é o km 490 ao 500 de Fernão Dias da BR-381, que já ficou no pódio dos lugares de mais acidentes de trânsito no Brasil.

Como você viu, apesar de sinuosas em alguns trechos, as estradas de Minas Gerais reservam grandes prazeres para quem dirige com cautela e atenção, permitindo aproveitar tudo de bom que o caminho proporciona.

Não perca tempo e aproveite para conhecer todos os pontos de paradas de primeira qualidade e fazer uma boquinha quando estiver indo visitar as cidades históricas de Minas.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *