Quando danificados os faróis impedem a comunicação entre os motoristas aumentando o risco de acidentes e colisões.
Os faróis do carro são itens de segurança muito importantes para os motoristas, cuidar corretamente para que ele tenha um bom funcionamento é essencial para garantir a segurança de quem enfrenta rodovias e até mesmo as ruas da cidade.
O farol poder ter dano em suas fixações o que pode resultar a desregulagem, outro dano é quando a lente fica opaca, ou até mesmo quando não liga. Quando isso acontece é recomendado procurar um especialista para o reparo ou a substituição do conjunto.
Nem sempre fazer o concerto em casa é a melhor opção, pois pode ser necessária a utilização de ferramentas específicas para o reparo. Escolha uma concessionária ou um auto elétrico da sua confiança para realizar o serviço, assim um profissional pode te orientar melhor os modelos de faróis disponíveis no mercado.
Conheça alguns modelos disponíveis no mercado e suas características:
Farol de led– a peça utiliza a tecnologia de iluminação por led, o que torna mais eficiente no direcionamento do facho quando comparado com as demais tecnologias. A luz de led permite ver objetos mais distantes com mais clareza, consome menos energia e ainda é mais eficiente. É preciso ter cuidado na hora de comprar, fuja de lâmpadas que não têm garantia de origem.
Farol halógeno– tipo de luz convencional padrão com filamentos metálicos, mais barata e com menor poder de iluminação, geralmente utilizado nas motos.
Farol de xenônio- Tem uma luz mais forte, à base do gás xenônio, o que permite uma iluminação mais eficiente se comparado à luz halógenea. Apesar de ser mais eficiente o farol a base de xenônio tem algumas restrições de uso pois a transformação dos faróis de veículos que não possuem lâmpadas de xenon originais de fábrica está definitivamente proibida pelo Conselho Nacional de Trânsito.