A história de evolução do setor automotivo no Paraná – Como o passado e o futuro se conectam através da indústria é o tema da exposição inédita promovida pelo Sistema Fiep, em Curitiba, Paraná.
A Renault é destaque na mostra com a presença de veículos do acervo histórico da marca, começando pelo Gordini, modelo produzido na década de 1960, pela Willys Overland do Brasil, sob licença da Renault. Dentre os modelos da fase mais recente da Renault no país, está exposta a primeira unidade da minivan Renault Scenic, produzida no Brasil em 1998, em uma linha de produção localizada no antigo CIETEP – Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná, hoje Campus da Indústria com o objetivo de formar os primeiros colaboradores da Renault. Completa a exposição o ZOE E-TECH Electric, veículo 100% elétrico lançado no Brasil em abril deste ano.
“Temos uma história de inovação com o Sistema Fiep construída antes mesmo da inauguração do Complexo Industrial Ayrton Senna, em 1998. Na exposição as pessoas têm a oportunidade de conhecer veículos Renault icônicos do passado, presente e futuro. São veículos que mostram o legado da nossa marca no país”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
“Essa exposição tem um simbolismo muito especial. A Renault, pela importância que tem enquanto indústria mundial e o Sistema Fiep no Paraná valorizando o polo automotivo. O primeiro Renault fabricado no estado foi feito nas nossas instalações, quando abrigamos cerca de duzentos engenheiros funcionários da montadora antes da fábrica ficar pronta. Somos parceiros na formação de mão de obra, inovação, formação de engenheiros e inovações envolvendo veículos elétricos”, comenta Carlos Valter Martins, presidente do Sistema Fiep.
O evento é gratuito e aberto ao público. As visitas podem ser realizadas até o dia 03/12, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira, no átrio do Campus da Indústria do Sistema Fiep, na Avenida Comendador Franco, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil há mais de 22 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).
Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid e Master, líderes em seus segmentos, além do Sandero, Stepway, Logan, Duster, Oroch e Captur e, ainda, o Zoe E-Tech, veículo 100% elétrico. A Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On demand, serviço aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 30 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou cerca de 800 mil pessoas ao longo dos seus 10 anos nos eixos inclusão e Segurança.
Sobre a Fiep
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.
Fonte: https://imprensa.renault.com.br/release/item/renault-e-destaque-em-exposicao-promovida-pela-federacao-das-industrias-do-estado-do-parana/pt