Renault Sandero RS Racing Spirit: diversão garantida

Se você curte carro, certamente já passou por isso: olhar para um modelo comum, simples, e imaginar o que mudaria e/ou melhoraria nele para que ficasse mais interessante, mas próximo do que seria o seu “carro dos sonhos”. Rodas maiores com pneus mais largos aqui, uma faixa aplicada sobre a pintura ali, um bom reforço no plantel de cavalos do motor, acertos na suspensão, freios… Mexidas que poderiam transformar aquele simpático e comportado carrinho que você conseguiu comprar em 64 meses e que dorme na garagem da família em algo mais emocionante, e que continuasse podendo ser usado na mesma rotina doméstica.

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Pensando nisso, a Renault emplaca de vez no gosto popular, o Sandero RS Racing Spirit.

O preço, pelo conjunto da obra, agrada e muito! A partir de R$ 63.750 (no site da montadora), tendo como opcionais apenas as belas rodas Grand Prix de 17”, que saem por mais R$ 1.000. Dê uma olhadinha nas tabelas de preços e modelos da concorrência e você notará que não há nada com 150cv ou proposta esportiva semelhante por perto. Na verdade, nem a meia distância.  De diferente, os acabamentos, faixas, siglas e pintura especial, além de uma plaquinha junto ao freio de mão indicando em qual das 1500 unidades da edição limitada você está sentado.

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No que importa, porém, ambas as opções são idênticas: motor 2.0 16v flex, que gera os já mencionados até 150cv de potência e 20,9kgfm de torque (com álcool), câmbio manual de seis marchas, suspensão recalibrada (mais dura) e rebaixada em pouco mais de 2cm, freios a disco nas quatro rodas, bancos esportivos e controles eletrônicos para ajudar na segurança. Isso e mais uma daquelas teclinhas mágicas com “modos de condução” no console, por meio da qual se pode optar entre normal, Sport (aceleração mais rápida, motor “otimizado”) e Sport+ (a mesma otimização, mas com todos os controles eletrônicos desativados).

E tudo isso junto funciona muito bem. Dá para perceber que todos os ajustes e dimensionamentos neste RS foram feitos pensando no prazer de dirigir. Do som grave que sai pelo escapamento, à postura justinha do carro no asfalto e seu apetite por curvas, o bom banco – com poucas regulagens, mas durinho e com apoio lateral – , a direção e o câmbio justinhos e precisos, a aceleração… E é essa receita como um todo, e não seus ingredientes isoladamente, que tornam o carro tão divertido. Tanto nos raros momentos em que se pode acelerar mais, quanto na infinita maioria dos que se é obrigado a seguir o trânsito, mantendo distância do carro à frente, torcendo para quem vem atrás faça o mesmo com você. Mesmo mais rígida, a suspensão não chega a quebrar a coluna de ninguém, o isolamento acústico é bom, o painel muito simples, mas funcional, e a condução agradável – desde que, claro, você goste de carros com personalidade e não tenha desaprendido a trocar marchas manualmente e curta aquele clacclac dos engates, parecido com o dos antigos carros de corrida. E desde que também não esteja muito preocupado com o consumo, média na cidade, com gasolina, próxima dos 8 km/litro.

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Renault Sandero RS Racing Spirit

Ficha técnica:

Motor Dianteiro, transversal; 4 cilindros, 16 válvulas, Flex, 1998 cc

Potência (CV) 150 (A) / 145(G) a 5 750 rpm

Torque (kgfm) 20,9 (A) / 20,2 (G) a 3750 rpm

Câmbio Manual, 6 marchas

Tração Dianteira

Suspensão dianteira Independente, McPherson

Suspensão traseira Eixo de torção

Direção Eletro-Hidráulica

Rodas Liga leve, 16

Pneus 195/55 R16

Dimensões (m): Comprimento 4,06; Largura 1,73; Altura 1,49; Entre-eixos 2,59

Porta-malas (l) 320, Tanque (l) 50

Peso em ordem de marcha 1161 kg

Renault Sandero RS Racing Spirit

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