Saiba como calibrar seus Pneus corretamente

Calibrar os pneus parece uma coisa básica, mas nem sempre os motoristas cuidam dos pneus dos seus carros da maneira correta. Você calibra os pneus dos seus carros corretamente?

De acordo com uma pesquisa, realizada na América Latina por uma grande fabricante de pneus, mais de 14% dos motoristas trafegam com pneus com calibragem abaixo do recomendado pelas montadoras.

Essa prática ocasiona a perda de segurança e prejudica o desempenho do automóvel, além de reduzir a durabilidade dos pneus e aumentar consumo de combustível.

Certamente, se os motoristas soubessem a quantidade de álcool e gasolina que podem ser economizados apenas com o hábito de calibrar o pneu de maneira correta, dificilmente encontraríamos carros com pneus descalibrados pelas ruas.

Trafegar com os pneus fora das condições adequadas gera um gasto de 18% a 25% a mais de combustível, pois a baixa pressão de inflação nos pneus causa o aumento da sua resistência ao rolamento, exigindo mais esforço do motor, acarretando no aumento do consumo de combustível e, consequentemente, na emissão de poluentes.

O pneu com baixa pressão tem sua área de contato com o solo alterada, o que gera desgaste mais rápido e irregular da banda de rodagem na área dos ombros, podendo causar outros problemas como: perda de estabilidade em curvas; direção pesada e perda da capacidade de manejo; diminuição da durabilidade dos pneus; rachaduras na carcaça, na área dos flancos; desagregação da rodagem; desgaste prematuro dos terminais de direção e etc.

Dirigir com pressão acima do recomendado é menos danoso, porém não é uma prática correta, pois deixa o veículo mais duro e diminui o conforto ao dirigir, além de causar perda de estabilidade e desgaste acelerado do centro da banda de rodagem.

Hoje daremos algumas dicas importantes sobre calibragem:

É importante conferir a calibragem regularmente, com intervalos entre 7 e 15 dias entre uma conferência e outra.

Cada veículo requer uma pressão específica, calibre seus pneus de acordo com a indicação da montadora.

É recomendável, conferir a calibragem com os pneus frios, ou seja, com menos de 1 Km rodado. Caso seja necessário fazer a conferencia com eles aquecidos, adicione mais 4 libras (psi) à pressão indicada pela montadora.

No momento da calibragem verifique se as válvulas não apresentam vazamento, verifique se todas estão com as tampas, pois isso protege a válvula da umidade e sujeira em seu interior.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *