COMEMORAÇÃO DE 25 ANOS DE PRODUÇÃO, REVELAÇÃO GLOBAL DA KARDIAN E ANÚNCIO DE INVESTIMENTO MARCAM O ANO DE 2023 DA RENAULT DO BRASIL

O ano de 2023 marca os 25 anos de produção da Renault no Brasil e o início de uma nova era. Com duas fábricas dedicadas à produção de carros de passeio e veículos leves comerciais, o Complexo Ayrton Senna (CAS), em São José dos Pinhais (PR), emprega 5.300 colaboradores e já produziu mais de 3,5 milhões de veículos, atingindo sucesso tanto no mercado local como internacional. Com o anúncio do Renault International Game Plan 2027, o novo plano estratégico do Grupo, o CAS vai produzir dois novos veículos, o Renault Kardian e um novo SUV do segmento C. Os investimentos de 2021 a 2025 somam R$ 5,1 bilhões, prova da confiança da Renault no Brasil.

O Kardian será o primeiro veículo com a nova identidade visual da Renault produzido no Brasil dando continuidade à mudança de posicionamento da marca iniciada com o lançamento do Megane E-Tech, que foi o primeiro veículo da fase Renovation no país, que é a segunda fase do plano estratégico mundial Renaulution.

Além do lançamento do Megane E-Tech, a Renault ampliou a oferta de veículos 100% elétricos no Brasil com o novo Kangoo E-Tech. Além disso, a Renault e a Mobilize também firmaram uma parceria para a utilização de táxis elétricos em Curitiba (PR), que tem por objetivo incentivar a mobilidade sem emissões na capital paranaense. 

Em 2023, a Renault do Brasil deu mais um passo importante em sua agenda ESG e na estratégia de gestão energética, com a parceria para se tornar autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, com a utilização de um parque solar de 50 MW dentro do Complexo Fotovoltaico de Castilho (SP), Com isso, a Renault se tornou a primeira montadora do Brasil a utilizar este tipo de sistema como principal fonte de energia elétrica limpa e renovável para suprir sua demanda operacional.

Confira abaixo os destaques do Renaut no Brasil ao longo de 2023.

SOBRE O KARDIAN

O novo Kardian foi revelado mundialmente em outubro, no Rio de Janeiro, durante o “Plano de jogo internacional da marca Renault 2027”. Foi a primeira aparição pública do modelo que marcará mais uma etapa no plano estratégico Renaulution, com o início da fase “Renovation” nos mercados internacionais da Renault. Este modelo inaugurado é o primeiro de uma futura gama completa de veículos destinada a ultrapassar fronteiras, representando uma nova estratégia de marca fora da Europa.

O novo Kardian é um SUV compacto e urbano do segmento B. O DNA da Renault está na essência deste projeto, tanto em termos de estilo como de equipamentos. A frente exibe a nova identidade da marca com o logotipo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa.

Moderno, este SUV se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados em segmentos superiores. Recebe destaque os aros de rodas de 17 polegadas, o console mais alto com alavanca de velocidades do tipo “e-shifter”, bem como os reguladores do sistema MULTI-SENSE que permitem personalizar a condução e o ambiente interno, que também pode ser personalizado por meio de opções de oito ambientes luminosos. Além disso, o Kardian está equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.

O novo Kardian inaugura uma nova plataforma modular altamente versátil do Grupo Renault, que vai permitir desenvolver uma grande diversidade de modelos para vários mercados fora da Europa. No lançamento, o novo Kardian será equipado com uma motorização inovadora na América do Sul: um motor 1.0 turbo de três cilindros que entrega 125 cv, com injeção direta associada a um câmbio automático com dupla embreagem EDC.

SOBRE O MEGANE E-TECH

O Megane E-Tech se beneficia de uma plataforma inédita voltada para veículos elétricos, o CMF-EV, que é o melhor em design, desempenho e tecnologia num produto único e refinado. A plataforma tem mais de 300 patentes registradas demonstrando as diversas inovações relacionadas ao sistema propulsor, gestão térmica, arquitetura e acústica.

Com o motor que oferece 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque instantâneo, além dos quatro níveis de frenagem regenerativa, o Megane E-Tech eleva o prazer da motorização elétrica ao patamar mais elevado. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,4 segundos.

O Megane E-Tech 100% elétrico é fruto de um processo preparatório extenso, iniciado no país em 2013, com a chegada dos primeiros veículos elétricos, e que, hoje, resulta na maior e mais bem qualificada rede de instalações para veículos elétricos do país .

SOBRE O KANGOO E-TECH

O novo Kangoo E-Tech traz uma solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota, e chega com a proposta de oferecer uma entrega ágil e 100% elétrica, trazendo praticidade, segurança e baixo custo por milhão rodado.

Com mais de 4,4 milhões de unidades produzidas em 50 países em todo o mundo, o Kangoo é o veículo mais vendido do segmento na versão elétrica desde 2011, com uma incrível história de sucesso. No Brasil, foi o pioneiro do segmento de veículos comerciais elétricos e líder até os dias atuais com mais de 600 unidades comercializadas, estando presente em diversas empresas referências no setor logístico e last-mile.

Graças à sua nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico tem autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiqueta Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634). Com isso, os motoristas podem ficar tranquilos ao realizar um dia inteiro de viagens de trabalho, por um custo imbatível de operação

RENAULT DESIGN CE NTER LATAM

Como parte de sua estratégia internacional, a Renault inaugurou em outubro o novo Renault Design Center Latam (RDCL) no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. Criado em 2008, o RDCL ampliou as suas atividades, com modernas instalações de ponta, além de mais espaços para desenvolver a criatividade e a interatividade, como o Show Room Design “Indoor & Outdoor”, Estúdio de Modelização, estúdio de realidade virtual, entre outros .

O RDCL é um dos quatro centros de design da Renault no mundo, contribuindo com expertise e conhecimento do mercado local e com diversidade criativa para o design global da marca. A localização estratégica permite maior sinergia com as equipes de produto, marketing, engenharia, produção e qualidade.

Em uma área de 1.220 metros quadrados, a RDCL traz tecnologias avançadas para o desenvolvimento de carros-conceitos e modelos de produção para projetos da América Latina e globais.

MEMORIAL RENAULT

Já como parte das comemorações dos 25 anos de produção no país, a Renault do Brasil inaugurou o Memorial Renault, um espaço cuidadosamente preparado para receber visitantes, colaboradores e familiares. Localizado no coração do Complexo Industrial Ayrton Senna, a poucos metros do final da linha de montagem dos Veículos de Passeio de Curitiba, o espaço tem veículos emblemáticos, de grande valor histórico e contemporâneo, que contam a história da marca no país, além de conteúdos interativos disponíveis em TVs e totens digitais.

Começando por um ícone global, a réplica do Voiturette. Este modelo foi produzido em 1998, em comemoração aos 100 anos do primeiro veículo construído em 1898. O modelo foi o primeiro concebido e construído por Louis Renault, trazia como inovação a transmissão de três velocidades, que permitia ao modelo superar vias peculiares, como a famosa Rua Le Pic, em Paris.

Na sequência, abrindo a história da marca no Brasil está um Gordini azul 1966, produzido pela Willys Overland do Brasil, sob licença da Renault. O Memorial dá um salto no tempo ao chegar na primeira unidade do Megane Scenic, minivan produzida no Brasil em 1998 que inovou ao inaugurar a categoria de monovolume no país.

Chegando aos dias atuais, o acervo guarda espaço para uma das primeiras unidades do Kwid, produzida em 2017 e que recebeu a assinatura da equipe responsável pelo seu desenvolvimento e produção em toda a carroceria. Todo o pioneirismo da Renault nos veículos elétricos está representado no espaço Renault E-Tech, que conta com o recém-lançado Megane E-Tech 100% elétrico.

Para completar o espaço, na área do futuro, o Memorial exibe uma das primeiras unidades pré-série do Renault Kardian, novo SUV da marca que terá sua primeira industrialização no Brasil.

ROLAND-GARROS E QUADRAS DE TÊNIS

Dando continuidade ao novo posicionamento de marca no Brasil, a Renault fechou parceria com a Urbia, empresa que administra o Parque Ibirapuera, para a estruturação e manutenção de duas quadras de saibro no parque. O patrocínio também incluiu a revitalização e manutenção de duas quadras de saibro no Parque Jacintho Alberto, na região de Pirituba, em São Paulo. Esse projeto faz parte de uma estratégia global da Renault chamada “Give me 5”, que busca ações para democratização do tênis, promovendo o esporte em áreas públicas e impulsionando as futuras gerações do Tênis mundial.

Desde 2022 a Renault é parceira premium do tradicional torneio francês de tênis Roland-Garros Em 2023, a empresa também patrocinou o Roland-Garros Junior Series by Renault, que aconteceu em março no prestigiado clube Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo.

A Renault e Roland-Garros têm as mesmas origens. As duas nasceram na França, com uma forte ambição internacional, e compartilham valores comuns de “Made Of France”, paixão e ousadia. A parceria tanto lá fora como aqui se baseia em dois pilares: a mobilidade sustentável e a responsabilidade social.

ESG – MEIO AMBIENTE

Em julho, a Renault do Brasil firmou parceria para autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, com a utilização de um parque solar de 50 MW dentro do Complexo Fotovoltaico de Castilho (SP), tornando a primeira montadora do Brasil a utilizar deste tipo de sistema como principal fonte de energia elétrica para suprir sua demanda operacional. A montadara, que já fazia uso de energia elétrica 100% limpa por meio da fonte hídrica, migrou o novo formato, dando um passo importante para evoluir ainda mais em linha com sua agenda ESG e na sua estratégia de gestão energética.

A Renault do Brasil utiliza um dos cinco parques solares do Complexo Fotovoltaico de Castilho, o maior do estado de São Paulo, que possui capacidade de 270 MWp. O parque solar destinado exclusivamente à geração de energia da Renault, possui capacidade de 50 MW.

O parque solar com capacidade de 50 MW fornece 100% da energia elétrica utilizada pela Renault do Brasil nas fábricas de veículos e centro administrativo.

Alinhada à política socioambiental do Grupo Renault que define metas claras para alcançar a neutralidade de carbono até 2040 na Europa e até 2050 em todo o mundo, a Renault do Brasil publicou, em novembro, seu primeiro Inventário de emissões de gases de efeito estufa, afirmando conforme diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol.

O inventário está disponível na plataforma on-line do Registro Público de Emissões, o maior banco de dados de inventários corporativos da América Latina e contém os dados das emissões de gases de efeito estufa gerados nas atividades da marca:

· Escopo 1: emissões geradas diretamente pela Renault do Brasil.

· Escopo 2: emissões relacionadas ao consumo de eletricidade.

· Escopo 3: atividades externas, transporte de produtos, peças, resíduos, pessoas e viagens a negócios.

Além de divulgar as informações de forma transparente, o inventário publicado pela Renault do Brasil conquistou o Selo Ouro, que representa o mais alto nível de qualificação, proporcionando a presença de dados completos e auditados por uma terceira parte acreditada.

SEGUNDA EDIÇÃO DO E-TECH DAYS

O Parque Ibirapuera recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Renault E-Tech 100% electric days, um grande seminário de eletrificação, soluções de mobilidade e ESG, promovido pela Renault do Brasil, que contou com a participação de ONGs, empresas, associações, institutos, especialistas do setor privado e do poder público para discutir temas importantes do setor.

Durante os dois dias de evento, mais de mil pessoas acompanharam os painéis no Pavilhão das Culturas Brasileiras e de forma on-line.

PRINCIPAIS AÇÕES DO INSTITUTO RENAULT EM 2023

Em 2023, o Instituto Renault impactou 18.001 pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Segurança no Trânsito. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas. Seguem as principais ações do ano:

· Parceria com o Instituto Patrícia Medrado para a reforma e pintura da quadra poliesportiva do CEU Campo Limpo, em São Paulo. O espaço, adequado para a prática de diversos esportes, passou a ter também a infraestrutura necessária para a prática de tênis. Com isso, cerca de 80 crianças de 7 a 14 anos, beneficiadas pelo projeto “Tenista Cidadão – Esporte, Educação Integral e Protagonismo”, bem como alunos do CEU, terão um local de treino adequado para a prática do esporte. O Instituto Renault também foi parceiro no Torneio de Encerramento 2023 com cerca de 80 crianças de 7 a 14 anos do Instituto Patrícia Medrado, beneficiadas pelo projeto “Tenista Cidadão – Esporte, Educação Integral e Protagonismo”.

· Formação de três novas turmas do Geração Futuro Jovens Talentos e Geração Futuro Profissionalizante com 80 alunos. No total, os programas já concluíram 13 turmas, alcançando 496 pessoas que receberam uma formação capaz de transformar suas realidades, a partir do empreendedorismo e do acesso ao emprego e geração de renda. Em 2019 foi criado o Geração Futuro Jovens Talentos, um programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo.

· Apresentação dos resultados do Mapa Social 2023 na Borda do Campo. Esse estudo, realizado pela PUCPR e o Mapa Social nas comunidades da Borda do Campo e Roseira, avaliou os impactos dos projetos implementados no território e a percepção da marca pela comunidade em comparação ao Mapa Social, constituído em 2018. A nova pesquisa reuniu 400 pessoas, com escuta examinada na comunidade e qualitativa com os beneficiários dos programas sociais, permitindo a avaliação do impacto dos projetos, a relação com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e, também, permitiu que conseguisse a percepção da comunidade sobre as ações já superadas, assim como novas desafios e oportunidades.

· Quinta edição do curso de Direção Segura no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Ação ligada ao eixo Segurança no Trânsito e promoção em parceria com a solicitação Navesa.

· Lançamento da Coleção Kardian feito pela Associação Borda Viva: uma coleção exclusiva, com produtos desenhados pela time do Renault Design Center Latam (RDCL), produzida pela Casa da Costura, uma das fontes de renda da Associação Borda Viva. Reutilizando materiais automotivos da própria Kardian, doados pela Sage, fornecedora da Renault do Brasil, a Kardian Collection com sustentabilidade e alto design, incorporados aos propósitos da Renault.

PREMIAÇÕES: PRODUTO E INSTITUCIONAL

MEGANE E-TECH

· “Carro Elétrico: intermediário (entre R$ 201 mil-R$ 450 mil) – Prêmiação Carsughi L’Auto Preferita

· Melhor carro 100% elétrico – Prêmio Abiauto

· Melhor carro elétrico acima de R$ 201 mil – Prêmio Top Car TV

KWID E-TECH

· Melhor carro elétrico do Brasil – “Qual Comprar 2023” da revista Autoesporte

· Carro mais eficiente na categoria “Hatches Elétricos” – Edição 2023 do Ranking Folha Mauá

· Prêmio Mobilidade Limpa 2023 na categoria BEV (Veículo Elétrico Híbrido a Bateria) até R$ 500 mil

· Selo Maior Valor de Revenda – Automóveis (categoria “Elétricos de Entrada”) – Autoinforme

KWID

· Menor Custo de Uso no Brasil – revista Quatro Rodas

· Mais valorizado do segmento (hatch subcompacto de acesso) – prêmio Melhor Revenda (Quatro Rodas e KBB)

· Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2023 (categoria “Entrada”) – Autoinforme

LOGAN

· Mais valorizado no segmento (sedã compacto de acesso) – prêmio Melhor Revenda (Quatro Rodas e KBB)

MESTRE

· Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais (categoria Furgão de Carga) – Autoinforme

· Prêmio Campeão de Revenda 2023 (categoria Furgão) – revista Frota&Cia

· Prêmio Campeão de Revenda 2023 (categoria Minibus) – revista Frota&Cia

INSTITUCIONAL

· Selo RA1000, tolerância máxima no Reclame AQUI, com uma nota de 9 e índice de solução de 96,8%, a Renault é a marca com a melhor posição dentre todos do setor automotivo

· Melhor ação ESG, com “Produção de Energia Limpa – Prêmio Top Car TV

· Prêmio TOP de sustentabilidade ESG 2023 – ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil)

· Melhores práticas em diversidade com a entrega Women@RPoint – Prêmio AB Diversidade 2023 no Setor Automotivo

· “Executivo do Ano”: Caique Ferreira – Prêmio Abiauto

· Governança ESG – Prêmio líderes Regionais Paraná 2023, promovido pelo LIDE Paraná

· Selo Clima Paraná 2023 – Selo Clima A na modalidade mercado externo – prêmio promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest)

· Selo nosso no inventário de Gases de Efeito Estufa – GHG Protocol

· Uma das melhores empresas para trabalhar no Paraná – GPTW

· Indústria 4.0 com o case Metaverso Industrial – Prêmio Automotive Business 2023

· Melhores do Ano 2023 na categoria bronze com Motrio – Prêmio Sindirepa-SP

· Melhor posição entre montadoras no ranking de empresas com melhor maior percepção ESG no Brasil – Insight Comunicação

· 5 estrelas para a Coleção Be Proud – nota máxima no Guia MOL, publicado pelo Instituto MOL

· Categoria Prata no setor automotivo – Pesquisa Época de Inclusão 2023

· Certificação GTPW – consultoria global GPTW (Great Place to Work)

· Selo Clima Paraná 2023 – Selo Clima A na modalidade mercado interno – prêmio promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest)

SOBRE O INSTITUTO RENAULT

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 416 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 416 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

SOBRE A RENAULT DO BRASIL

Produzindo no Brasil há 26 anos, a Renault do Brasil conta com 5,3 mil colaboradores duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de níveis comerciais (CVU) .

Oferecendo uma gama completa de veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Duster, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos de longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.

Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa, com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358 pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança no Trânsito.

Fonte: https://imprensa.renault.com.br/release/item/comemoracao-de-25-anos-de-producao-revelacao-global-do-kardian-e-anuncio-de-investimento-marcam-o-ano-de-202-da-renault-do-brasil_1704982308465_1704982514854

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *